Jornal UNI-BH

Tuesday, October 18, 2005

UNI-BH forma primeiras turmas do curso Especialização em Marketing e Comunicação

Júnia Leticia

No dia 16 de dezembro, às 9 horas, foi realizado no auditório da Pós-Graduação do UNI-BH o encerramento do curso Especialização em Marketing e Comunicação, turmas I e II. De acordo com a Diretora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação, professora Sueli Baliza, “a cerimônia, na verdade, é o coroamento de todos os esforços que os alunos fizeram durante o curso, principalmente por ele ser realizado nos finais de semana”, analisa.

Orador da primeira turma do curso de Especialização em Marketing e Comunicação, o assessor de imprensa da Multitexto Comunicação Empresarial Robson Abreu, ressalta a importância da especialização. "É uma forma de melhor se atualizar no mercado. Na empresa na qual trabalho já utilizo os conhecimentos que obtive." Ex-aluno do UNI - formou-se em Jornalismo em 1994 - Robson, em seu discurso, sintetizou o que os alunos viram durante a Pós-Graduação e ressaltou o esforço que todos fizeram para se formar, já que as aulas eram realizadas às sextas e aos sábados, em horário integral.

O projeto de criação do curso foi de iniciativa da professora Sueli Baliza. “A nossa proposta surgiu a partir de um amadurecimento. A graduação na comunicação nos possibilitou entender que o momento era correto para lançarmos um curso de marketing e comunicação. Diferentemente dos cursos que existem em Belo Horizonte, voltados para a área de marketing, nós optamos por montar um curso que também prepara o aluno para gestão e marketing e oferece a ele uma releitura na área de comunicação”, completa.

No currículo há algumas disciplinas que discutem e reelaboram questões da comunicação, como esclarece a professora. “As duas turmas que se formaram agora concluíram e a turma que se formará em agosto irá concluir um curso com 420 horas, com matérias que ultrapassam as disciplinas propostas para os cursos puramente de marketing. Temos Políticas de Comunicação, Direito do Consumidor, Metodologia Universitária, Elaboração de Projeto Científico”, diz.

O próximo curso Especialização em Marketing e Comunicação, que terá início em fevereiro, será ampliado. “Será composto de 448 horas, porque acrescentamos a disciplina Comunicação e Cidadania. Percebemos, em um projeto mais amadurecido, a partir da resposta que os próprios alunos nos deram, que seria importante ter um espaço para discutir com mais precisão as questões éticas que fazem parte do trabalho do profissional de marketing. É a visão do consumidor cidadão, aquela pessoa que precisa ser respeitada em seus direitos”, afirma.

Os profissionais que procuram a Pós-Graduação Especialização em Marketing e Comunicação são formados em áreas distintas. “Nós acreditamos que o curso realmente vem ao encontro de muitos desejos que os alunos da graduação apresentam quando saem de seus vários cursos”, confirma. Sueli Baliza destaca a presença de graduados em Administração, Economia, Comunicação, Psicologia, Engenharia no curso. “O lastro destes profissionais que estão nos procurando é o fato de que muitos deles trabalham na área do marketing, com vendas, no atendimento ao consumidor, gerenciando o processo de imagem das suas empresas. Eles são graduados em várias áreas específicas, mas atuam na área do mercado”, conclui.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home