Jornal UNI-BH

Tuesday, October 18, 2005

Programa da TV UNI-BH exibe bastidores da vida real

Júnia Leticia

Rodoviária, aeroporto, lavanderia, zoológico, fábrica de refrigerante... Em princípio, locais comuns, mas será que todo mundo conhece realmente esses lugares? A resposta é “não”. Há sempre algo que o público desconhece. E é essa a proposta do programa Bastidores: mostrar o que as pessoas não vêem, revelando aspectos e curiosidades das mais diversas áreas.

O programa é exibido nas segundas, quintas, sábados e domingos na TV UNI-BH, canal 15, e tem como atuais apresentadores os alunos do 6o período de Jornalismo do Centro Universitário de Belo Horizonte, Flávia Luiza Pereira e Pedro Antônio de Oliveira. O Bastidores é gravado sem cortes: o repórter vai narrando simultaneamente os fatos, de forma dinâmica e original, conduzindo o telespectador a testemunhar os acontecimentos, sem perder o ritmo. “Gosto de me sentir o próprio telespectador invadindo os vários ambientes e fazendo as mais diferentes perguntas”, destaca Pedro Antônio.

Para Flávia Luiza, gravar o Bastidores é um desafio agradável: “O apresentador precisa ter um certo ‘jogo de cintura’, e não deixar o programa esfriar, fazendo com que a narração seja espontânea e ininterrupta, tomando o cuidado de fazer perguntas interessantes”, enfatiza a apresentadora.

A produtora do programa, Camila Cantagalli, estudante dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UNI, considera a produção do Bastidores uma ótima chance de experimentar a prática: “Eu aprendo muito fazendo o programa, além de me divertir bastante. Talvez a maior dificuldade seja encontrar uma boa pauta e conseguir autorização para filmar em determinados locais."

A atração já mostrou os “bastidores” de restauração de livros e igreja, confecção de objetos em pedra-sabão, espetáculos como o do Grupo Corpo, festa de aniversário da discoteca UFO, circo, simulador de vôo, feira da propaganda, funcionamento de emissoras de rádio e televisão, e muito mais.

Um fato interessante é que o Bastidores é assistido por um público bastante heterogêneo: crianças, jovens e adultos interessam-se pelo programa. É o caso da telespectadora Inês Cristina Gomes Godinho, 33 anos, que não perde uma edição: “Gosto do programa, justamente porque ele nos dá a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre determinado lugar por onde passamos todos os dias, como foi o caso do aeroporto de Confins”.

A dona-de-casa Liana Lopes, de 75 anos, moradora do Funcionários, além de achar o programa educativo, adora o clima de descontração dos apresentadores: “O programa é fácil de ser assistido, e nem por isso deixa de ser inteligente”, elogia.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home