Turismo em BH
Projeto turístico mostra ao Brasil e ao exterior o potencial turístico da cidade
Júnia Leticia
O estado de Minas Gerais possui a segunda maior economia e o segundo parque industrial do país. Além disso, o estado abriga atrativos naturais e histórico-culturais (concentra 68% do patrimônio de arte barroca do Brasil). Belo Horizonte, sua capital, com cerca de 4,3 milhões de habitantes em sua região metropolitana, é a porta de entrada para os 853 municípios mineiros. Foi pensando nisso que o Convention & Visitors Bureau idealizou o projeto Belo Horizonte espera por você. Com a verba do Ministério do Esporte e Turismo, foram criados um CD-Rom e uma revista para estimular a captação de eventos e aumentar o fluxo do turismo na capital mineira.
Júnia Leticia
O estado de Minas Gerais possui a segunda maior economia e o segundo parque industrial do país. Além disso, o estado abriga atrativos naturais e histórico-culturais (concentra 68% do patrimônio de arte barroca do Brasil). Belo Horizonte, sua capital, com cerca de 4,3 milhões de habitantes em sua região metropolitana, é a porta de entrada para os 853 municípios mineiros. Foi pensando nisso que o Convention & Visitors Bureau idealizou o projeto Belo Horizonte espera por você. Com a verba do Ministério do Esporte e Turismo, foram criados um CD-Rom e uma revista para estimular a captação de eventos e aumentar o fluxo do turismo na capital mineira.
Segundo o presidente do Convention & Visitors Bureau, Paulo César Boëchat Lemos, esta é a primeira vez que em Belo Horizonte é produzido um material trilingüe, altamente técnico, que mostra todas as atividades que acontecem no município: “Quando saímos para fazer a captação dos grandes eventos, mostramos que a capital possui a infra-estrutura apropriada para sediá-los.”
A criação do projeto partiu do presidente do Convention & Visitors Bureau que precisava conseguir material sobre a cidade. A idéia foi levada à diretoria da instituição, que a aprovou. “São pouquíssimas as capitais brasileiras que têm esse material que temos para trabalhar”, comemora Paulo Boëchat que, há, aproximadamente, 40 anos, atua na área turística em Belo Horizonte.
A primeira edição do Belo Horizonte espera por você ficou pronta em abril de 2002 e já foi distribuída em todo o Brasil e no exterior. “Nosso objetivo é buscar as pessoas para que invistam aqui. Queremos, ainda, levar a nossa preocupação junto ao atual governo de Minas Gerais porque, no nosso entender, o estado deve ter uma política definida de longo prazo. Não podemos ter alternância de poder governante, com variações muito radicais em cima de um trabalho que já vem sendo executado, principalmente depois da criação da Secretaria de Turismo”, diz o presidente da instituição.
Paulo Boëchat destaca que, em razão do estado não ser banhado pelo mar, é essencial vender um produto diferenciado. E para gerir tal empreendimento, o presidente enfatiza a necessidade de que a Secretaria de Turismo seja gerida por um turismólogo: “Ele é o profissional preparado, porque turismo sem qualificação, sem qualidade de mão de obra, não é uma atividade profissional. Aí fica esse caso empírico, que é o que acontece hoje na maioria no Brasil.”
OLHO: Belo Horizonte não tem potencial turístico, a cidade já é um destino turístico consolidado. Para podermos aumentar isso, precisamos criar grandes espaços para eventos, porque Belo Horizonte já tem 85% do seu espaço físico do município já tomado. Os outros 15% são áreas de preservação, áreas não edificantes
0 Comments:
Post a Comment
<< Home