Jornal UNI-BH

Thursday, September 29, 2005

UNI-BH inicia 2003 com obras

Os quatro campi do Centro Universitário de Belo Horizonte passam por reformas para melhor receber seus alunos

Júnia Leticia

Sob nova gestão, o UNI-BH começa o ano trazendo mais conforto aos seus universitários. Algumas mudanças e reformas foram feitas para melhorar o atendimento aos alunos em diversas repartições da instituição. Os Coordenadores de Infra-Estrutura dos campi Estoril e Lourdes, e Diamantina e Nova Floresta, Hélio Magalhães e Ricardo Maurelli Ferrari, respectivamente, detalharam as mudanças. Com as reformas, todas as recepções, os professores e as secretarias receberão complemento de mobiliário.

O campus Estoril é o que passa por mais mudanças. O bloco A4 – onde está localizado o Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia (DCET) – receberá mais três salas, com capacidade para 50 alunos cada uma, para atender aos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Telecomunicações. No 3o andar, 2o nível do bloco A2, em que fica o curso de Arquitetura e Urbanismo, pertencente ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), será inaugurado o laboratório número III: Atelier de Arquitetura e Urbanismo, e um laboratório de Macintosh, com 21 máquinas com monitores de 17 polegadas. O mesmo bloco vai abrigar, ainda, os Laboratórios de Física I e II, de Circuitos Elétricos e de Eletrônica Digital, no 3o andar, 1o nível.

Abrangendo várias áreas, as reformas passarão também pelo Departamento de Ciências Biológicas, Ambientais e da Saúde (DCBAS). No B3, serão implantados os Laboratórios de Imunologia e Microbiologia I e II e duas salas de pesquisa, que atenderão aos cursos de Nutrição, Engenharia de Alimentos e Fisioterapia. “Estamos implantando a sala de Paracitologia do Laboratório de Patologia e a sala de pesquisa de Patologia. Nos Laboratório de Bioquímica e Bromatologia estão sendo complementados o mobiliário dos produtos químicos volatéis e não-voláteis”, explica Hélio Magalhães. Anexo à Clínica de Fisioterapia já existente no C2, haverá mais quatro laboratórios: de Neurologia, Ortopedia, Gerontologia e Pediatria, além de uma nova recepção. O C1 receberá complemento de mobiliário para os laboratórios de Anatomia Humana.

Uma das reformas mais significativas no campus Estoril é o Laboratório Estação Meteorológica, pertencente ao curso de Geografia e Análise Ambiental. Com equipamentos de última geração, o espaço ficará no bloco D. No B4, a graduação ganhará, ainda, os laboratórios Morfolab; Hidrolab; Herbário (integrado a Ciências da Terra); de Estudos, População e Qualidade de Vida (LEPQ) e Biolab. “O Cartolab 3 receberá novas cartografias e Cartolab 4, computadores e mobiliário”, conta Hélio Magalhães. No B8, os Laboratórios Climalab e Geolab, no 2o andar, receberão complemento de mobiliário. Já a graduação de Ecologia irá compartilhar todos os laboratórios que necessitar com o curso de Geografia e Análise Ambiental.

Outra alteração significativa será a mudança da Agência de Turismo UNI Master do bloco B7 para a portaria I do campus Estoril. “A mudança objetiva atender ao público externo, mas a Agência continuará com o seu fim pedagógico”, explica Hélio Magalhães. A Agência cederá lugar a uma nova sala de aula. No mesmo bloco, o Laboratório Pedagógico, que está no térreo, irá para o 2o andar (sala 205A), cedendo espaço para um Laboratório de Informática pertencente ao DCET. Ainda no B7, a Coordenadoria de Controller (sala 119) passa a funcionar no B6. Em seu lugar, haverá uma nova sala de aula: “Sendo assim, ganharemos, mais duas salas de aula no B7 para atender aos cursos de Administração e Turismo.”

Na parte administrativa, as mudanças ocorrerão na Pró-Reitoria de Graduação, que transferiu-se do bloco B2 para o B1. Em seu lugar, no B2, ficou o Diretor do Departamento do DCBAS A sala de Comunicação Institucional, antes no bloco B1, passou para o A2. No campus Lourdes, haverá a expansão do Laboratório de Práticas Jurídicas. A mudança visa ampliar a prestação de consultoria jurídica gratuita.

Ricardo Maurelli Ferrari explica que no Nova Floresta as mudanças vão abranger todos os cursos do campus. Educação Física receberá quatro laboratórios (Biomecânica, Psicologia e dois de Anatomia) e dez salas e a piscina do Centro Esportivo receberá sistema de aquecimento e de filtragem da água. Os cursos Superiores Seqüenciais ganharão 12 salas e três laboratórios. Haverá, ainda, mais uma sala para graduação Ciências Contábeis e Tributos, recentemente implantada no UNI-BH. O espaço onde está a cantina atualmente, será cedido para a implantação de mais duas salas de aula. Em outro local, será implantada a cantina e um espaço de convívio.

Outras mudanças estruturais serão realizadas na biblioteca do campus, que será remanejada do espaço provisório para um definitivo e maior. A Coordenadoria de Audiovisual e a copiadora também serão alojadas em outro espaço para melhor atender à demanda das salas de aula.

Os cursos Normal Superior e Produção Editorial, no campus Diamantina, ganharão quatro salas novas cada um. No total, a primeira graduação poderá instalar mais 200 alunos. Já Produção Editorial abrigará mais 120 universitários. Já no prédio onde está o Centro Acadêmico, estão sendo colocadas estruturas metálicas para mais dois andares para abrigar mais salas de aula, a biblioteca (que será ampliada), um Espaço de convívio e parte da estrutura administrativa da instituição.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home