Coral UNI-BH apresenta-se no II Encontro de Corais
Promovido pelo Coral da Faculdade de Letras da UFMG, o encontro contou com a participação de cinco corais de instituições de ensino superior
Júnia Leticia
Com o objetivo de promover o intercâmbio entre corais e divulgar o canto coral, foi criado, em 2001, o Encontro de Corais. Promovido pelo Coral da Fale/UFMG (Faculdade de Letras), o evento foi de iniciativa do próprio coral, como conta seu regente, maestro Edilson Rocha. “Estávamos sentindo a necessidade de criar atividades que mobilizassem o nosso coral e outras pessoas”, diz o maestro.
Júnia Leticia
Com o objetivo de promover o intercâmbio entre corais e divulgar o canto coral, foi criado, em 2001, o Encontro de Corais. Promovido pelo Coral da Fale/UFMG (Faculdade de Letras), o evento foi de iniciativa do próprio coral, como conta seu regente, maestro Edilson Rocha. “Estávamos sentindo a necessidade de criar atividades que mobilizassem o nosso coral e outras pessoas”, diz o maestro.
Para o I Encontro, a Fale convidou quatro corais de instituições diversas. “Experimentamos fazer o primeiro chamando corais em que pessoas do nosso coral também cantassem. E deu tão certo que ficamos animados a fazer o encontro periodicamente”, fala Edilson Rocha.
A idéia de realizar o II Encontro, só com a participação de corais universitários, surgiu pela necessidade de compartilhar a dificuldades por que passam os corais ligados às instituições de ensino. “Uma das dificuldades compartilhadas pelos corais universitários é a alta rotatividade entre os coralistas. Em época de prova, o pessoal fica desesperado. Apesar disso, temos conseguido, nos últimos tempos, o que é uma coisa não muito típica que é manter um grupo mais ou menos coeso.”
Para participar do II Encontro, a Fale contatou corais que já estivessem em funcionamento há algum tempo. A proposta, segundo o maestro da Faculdade de Letras da UFMG, é que o evento ocorra duas vezes por ano. “A nossa intenção é sempre fazer um encontro no primeiro e no segundo semestres. Entretanto, dependemos de algumas questões outras, como obter patrocínio e local para as apresentações. Para isso, é necessária muita conversa. Mas sempre há alguém com boa vontade, já que a proposta, não só do encontro como do coral como um todo, é muito séria. Isso ajuda a vender o que queremos empreender.”
O maestro Márcio Miranda Pontes, regente do Coral UNI-BH, também destacou a importância da troca de experiências: “É um meio de os corais, com um repertório variado, mostrarem um jeito diferente de fazer música. Serve, ainda, para que nossos coralistas, assim como os outros corais, cresçam.”
Assim como o Coral da Fale, o Coral UNI-BH enfrenta dificuldades relacionadas à alta rotatividade de seus integrantes. A estratégia adotada por Márcio Miranda é ter um número grande de cantores: “Nós somos 50 coralistas. A cada semestre perdemos, em média, 15 cantores, que se formam ou que, por um motivo ou outro, têm de sair. 35 deles continuam e os outros 15 vão aprendendo. A dificuldade é com relação à renovação de repertório. Como o Coral UNI-BH tem compromissos, as pessoas que entram tem de aprender o repertório básico. Sendo assim, o processo de aprendizado de novas músicas fica um pouco mais lento do que deveria ser.”
Estudante do 6o período de Jornalismo (noite) do UNI-BH, Ana Paula Batista Pereira faz parte do corpo fixo do coral. No grupo desde que começou a graduação, Ana Paula percebeu a apresentação no II Encontro de Corais como a constatação da qualidade de um trabalho. “Tem uma importância muito grande estarmos aqui. Acho que é o reconhecimento do trabalho, do esforço do coral UNI-BH. Acredito que a nossa participação trará mais visibilidade ao nosso coral”, afirma a estudante.
O universitário de Medicina da UFMG, Fernando Bernardes Mourão, que esteve no encontro, destacou a apresentação do Coral UNI-BH. Espectador de outros eventos do Coral, Fernando Mourão gostou do evento. “A apresentação foi muito bonita e o pessoal do UNI-BH cantou bem. Eles abrilhantaram a abertura do II Encontro de Corais.”
0 Comments:
Post a Comment
<< Home